A Natura é uma das maiores empresas do mundo do setor de produtos de beleza, com relevante presença na América Latina.
A empresa também é considerada uma das empresas mais relevantes do Índice S&P/B3 Brasil ESG, devido sua grande importância com as práticas sociais e ambientais.
Recentemente, a Natura recebeu o título de maior Empresa B do mundo. O termo Empresa B se refere às empresas que adotam um modelo de negócio voltado para o desenvolvimento social e ambiental.
Saiba quais são os principais diferenciais da Natura, as estratégias implementadas pela empresa, seu ambiente competitivo e os catalisadores das ações NTCO3.
Leia até o final e descubra se a ação NTCO3 vale a pena.
O que é Natura
A Natura é considerada uma das maiores empresas do setor de cosméticos e das vendas diretas.
Atualmente, com um market cap de R$ 70 bilhões, aproximadamente 62% do seu capital social é negociado livremente na B3.
História da Natura
A história da Natura teve início em 1969 quando Luiz Seabra decidiu abrir uma pequena fábrica em São Paulo.
Na década de 70, foi realizada a inauguração da primeira loja da Natura, na rua Oscar Freire, em São Paulo.
Posteriormente, na década de 80, foi realizado o início da expansão da rede Natura, para diferentes regiões do país, alcançando 200 colaboradores e 2 mil consultoras.
O ano de 2004 foi marcado pela Oferta Pública Inicial (IPO) da Natura da Bolsa de Valores, e em 2005 foi realizada a inauguração da primeira loja da Natura em Paris.
Logo, o ano de 2009, foi bastante importante para a empresa, pois além de ter completado 40 anos, a empresa alcançou a marca histórica de 1 milhão de consultoras.
Em 2020, a Natura realizou a aquisição da Avon, criando o quarto maior grupo do mundo do segmento de beleza.
Confira os principais acontecimentos que marcaram a história da Natura ao longo dos anos:
Linha do Tempo da Natura | |
1969 | Constituição da Natura |
1970 | Inauguração da primeira loja |
1974 | Modelo adotado de venda direta |
1980 | Início da expansão geográfica |
1989 | Alcança a marca de 50 mil Consultoras de Beleza |
2004 | IPO da Natura |
2015 | Lançamento da plataforma de vendas on line, o Rede Natura |
2020 | Aquisição da Avon |
Estrutura Organizacional Natura
Confira abaixo a estrutura organizacional da empresa Natura e seus membros.
Diretoria | Membro |
Diretor Jurídico e de Compliance | Itamar Gaino Filho |
Diretor Financeiro | José Antonio de Almeida Filippo |
Diretora Global de Operações e Compras | Joselena Peressinoto Romero |
Diretor Executivo para a América Latina | João Paulo Brotto Gonçalves Ferreira |
Diretor de Governança Corporativa | Moacir Salzstein |
Diretora de Relações com Investidores | Viviane Behar de Castro |
Conselhos | Especialista do Setor |
Administração | Roberto de Oliveira Marques |
Fiscal | Eduardo Rogatto Luque |
Comitês | Especialista do Setor |
Auditoria, de Gestão de Riscos e de Finanças | Gilberto Mifano |
Pessoas e Desenvolvimento Organizacional | Fábio Colletti Barbosa |
Estratégico | Roberto de Oliveira Marques |
Governança Corporativa | Guilherme Peirão Leal |
Operacional do Grupo | Roberto de Oliveira Marques |
Como NTCO3 Lucra?
A principal forma da Natura lucrar é com a comercialização de produtos de beleza, maquiagem e cuidados pessoais, no modelo de venda de porta em porta, e através da rede on-line.
As principais marcas comerciais da Natura são a Avon, Natura, The Body Shop e Aesop.
Confira a participação de cada marca na receita líquida da Natura:
Marca | Participação Receita Líquida (%) |
Avon | 51,4% |
Natura | 30,4% |
The Body Shop | 13,5% |
Aesop | 4,7% |
Veja como a Natura apresentou crescimento em sua margem operacional nos últimos anos:
Agora repare como Natura apresentou instabilidade no seu resultado líquido nos últimos anos:

Setor de Consumo
As tendências para o setor de consumo devem ser mais otimistas para os próximos anos, isto porque, deve haver um crescimento no número de consumidores nos mercados emergentes.
Outro fator, é o envelhecimento da população impulsionando o consumo, como também o crescimento no número de consumidores digitais.
Concorrentes da Natura
As principais concorrentes da Natura são desde empresas brasileiras como a Boticário, como também empresas estrangeiras como L’Oréal, Procter & Gamble e Unilever.
Veja quais são os principais concorrentes da Natura:
Confira aqui a análise completa dos resultados da Natura do 3T20.
Vantagens Competitivas
Confira as vantagens competitivas da Natura:
- Diversidade geográfica;
- Marcas bem posicionadas no mercado;
- Ampla variedade de produtos.
Desvantagens Competitivas
Confira as desvantagens competitivas da Natura:
- Setor bastante competitivo.
Participação de Mercado da Natura
A Natura é líder no Brasil, no segmento de maquiagem e cuidados com a pele.
Apenas no 3T20, a receita líquida da Natura alcançou R$ 10,4 bilhões, um aumento de 31,7% na comparação com o mesmo período de 2019.
Catalisadores Ações NTCO3
Veja os catalisadores das ações NTCO3:
- Melhora nas vendas;
- Eficiência Operacional;
- Aumento de market share.
A ação NTCO3 apresentou valorização de 0,2% nos últimos 12 meses, enquanto o Ibovespa desvalorizou 0,5% no mesmo período.

Natura Vale a Pena Investir?
Embora a Natura esteja consolidada como uma das maiores empresas do segmento de beleza e cuidados pessoais, é recomendável ter uma posição neutra para as ações da empresa.
Isso porque, a companhia tem apresentado indicadores de rentabilidade como o Retorno sobre Patrimônio Líquido (ROE) abaixo do esperado, além de instabilidade no lucro líquido.
Outro ponto de atenção, é a expressiva valorização de mais de 130% pós-pandemia, deixando mais arriscado o investimento nas ações NTCO3.
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